Escola Rural - Projetos Pedagógicos

terça-feira, novembro 08, 2005

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL DO MORRO DA BORÚSSIA

Descrição do projeto:
Neste trabalho foi pesquisado a caracterização sócio-ambiental do morro da Borússia em todos os aspectos, desde o passado histórico até a fonte de renda, a APA, os costumes, as festas, a população, o que é produzido, os pontos turísticos, o desmatamento, etc.
Como residentes na localidade se sabe e se entende as dificuldades e qualidades do local, nos deixando perceber que muitos possuem uma idéia fantasiosa de que no morro só existem campos ou matas.
Aa pesquisa foi realizada através de diversas fontes. Todas as informações contidas no trabalho foram retiradas de livros, internet, folderes, consultas à EMATER, ao Sindicato do Agricultor, IBGE, escolas e na própria comunidade.
A intenção deste trabalho é transmitir um pouco da realidade diária dos moradores da localidade, do que é produzido e a importância da prerservação da Mata Atlântica, fonte rica na fauna e flora de beleza sem par, sendo por nós considerada herança da mãe natureza.
durante a apresentação do trabalho à comunidade, proporcionamos degustação dos produtos produzidos pela comunidade do Morro da Borússia, distrito de Osório.

Trabalho elaborado pelas alunas:
Camila Fagundes Dias, Daniela Fagundes,
Tânia da Cunha Bertoli e Vanessa BErsagui Amigoni.
Turma: 208 - Disciplina: Geografia
Professora Orientadora: Teresinha Bernadete de Almeida

DESERTIFICAÇÃO E ARENIZAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL

Descrição do projeto:

Este trabalho constou da investigação sobre o que é a arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul, por ser um assunto que tem despertado interesse e por muitos considerado como desertificação.
Com fotos, materiais coletados no local, vídeo sobre a região e maquete reproduzindo o local, procuramos deixar claro que o fenômeno que ocorrre na região não é o mesmo processo dos desertos conhecidos, mas ocasionado por ter essa região um solo pobre e mal utilizado pelo homem desde o século passado.
Essa região está sendo muito estudada devido a arenização que está ocorrendo, as ravinas que têm evoluído para as voçorocas, sendo motivos para que atitudes sejam tomadas a fim de que se contenha esta evolução, entre elas, o plantio de eucaliptos como um método que em parte está obtendo resultado.

Trabalho elaborado pelos alunos:
Adenir Silva Pereira, Diego dos Santos Tressoldi, Rafael Pereira de Oliveira e Diorge Terra Davila de Almeida.
Turma 302 - Disciplina: Geografia
Professora Orientadora: Marlene Stüker Cézar.

OS COGUMELOS

Descrição do projeto:

Este trabalho compreendeu o estudo do Reino Fungi, com destaque para os Cogumelos. A pesquisa foi realizada sobre a teoria, o plantio, a utilização como alimento e na saúde. Foram estudados os Cogumelos benéficos à saúde e aqueles que podem trazer prejuízos ao organismo.
É um assunto já estudado em sala de aula, porém, interessante pela vasta bibliografia e as inúmeras possibilidades de uso, além de fazerem parte do nosso dia-a-dia.
Fundamentamos esse trabalho em pesquisa nos livros, sites específicos e coleta de material com a EMATER, além da coleta de Cogumelos na natureza. Na apresentação desse trabalho ao público, proporcionamos degustação de Cogumelos como aperitivo, a fim de oportunizar o experimento e distingüir os Cogumelos comestíveis.
O principal objetivo do trabalho foi alertar aos visitantes o perigo desse componente do Reino Fungi exigindo um conhecimento para utilizá-los, já que muitos não podem ser utilizados na culinária por serem maléficos à saúde.
Componentes do grupo:
Júlia Stüker, Laiana Lauser, Luana Linhares, Mariana Carniel e Priscila Lopes.
Turma 103 - Disciplina: Biologia
Professora Orientadora: Sigrid Disconzi

terça-feira, novembro 01, 2005

ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS

Descrição do projeto:
Nosso trabalho consta na investigação dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM). Optamos por este assunto por ser polêmico e curioso, por abranger diversas áreas do nosso meio, além de discutir as vantagens e desvantagens.
Através de um método de fácil compreensão, mostramos a cronologia dos transgênicos, os países que adotaram a trangenia, produtos e alimentos existentes no mercado, onde é pesquisado no Brasil e seu processo evolutivo que deu origem à Biotecnologia.
Com nosso trabalho tentamos provar que os transgênicos são seguros e benéficos para a sociedade, estão presentes em nossa vida desde produtos alimentícios como: tomate;, batata; milho; soja; brócolis; amendoim entre outros. Nos produtos estéticos como: a solução para a calvície e de saúde como: a insulina; o leite mais rico em proteínas e, o arroz dourado, que é rico em betacaroneto, ajudando a combater a cegueira infantil.
Assim, ampliamos nosso conhecimento e de todos aqueles que prestigiaram nossa Mostra .
Trabalho elaborado pelos alunos:
Bruno Sauner, Camila Scherer, Franciele Moura e Gabriel Brixner
Turma 306
Professor Orientador: Jorge Roberto Alves Teixeira
Disciplina: Biologia

A QUÍMICA DO LIXO

Descrição do projeto:

Nosso trabalho fala basicamente do LIXO. O lixo por sua vez é todo e qualquer resíduo produzido pelas atividades humanas. Neste trabalho relacionamos todos os tipos de lixos, a importância de reciclarmos, o tempo de decomposição e o que pode ser reciclado.
Achamos interessante pesquisarmos sobre o lixo por ser ele, hoje, um assunto muito discutido pelas pessoas em geral, e um problema mundial.
Na apresentação do trabalho falamos sobre a importância da reciclagem, explicando que com este processo contribuiremos muito para o meio ambiente. Na apresentação do trabalho organizamos uma exposição de cartazes contendo informações e curiosidades sobre lixo em geral e vasilhas com resíduos - vidros, latas, papéis, plásticos...
O objetivo do nosso trabalho é conscientizar as pessoas a facilitar o processo de reciclagem, diminuindo assim o acúmulo de lixo em lixões. Achamos com isso que a mudança começa pelas residências ao separar o lixo seco do orgânico incluindo até a produção de um novo produto, na reciclagem.

Trabalho elaborado pelos alunos:
Jonatas Souza da Silva, Thamiris Masoni Alberche e

Luiza Raulino de Oliveira
Turma 102
Orientação da Professora Josiane Beatriz Preuss de Oliveira

Disciplina de Química

CALORIA E VALOR ENERGÉTICO DOS ALIMENTOS

Descrição do Projeto:
Nesta Mostra de Ciências da Escola procuramos exemplificar as calorias de alimentos comuns do nosso dia-a-dia, como carne vermelha e branca, arroz branco, frutas, verduras e legumes, etc. Explicar suas variações em: Calorias Rápidas, Lentas e Vazias; Valores metabólicos; Calorias x Glicídios; Obesidade e fatores relacionados à caloria dos alimentos que nos questionamos atualmente.
Nosso propósito é auxiliar a comunidade que nos visitar no dia da Mostra, a escolher melhor seus alimentos e aprender a calcular a sua necessidade diária de quilocalorias a serem ingeridas. Fazer entender, de um modo mais simples, as propriedades de cada alimento e o que o torna calórico, assim como a fórmula para cada um descobrir sua necessidade calórica, demonstrando com cartazes e figuras.
Com esta experiência, pretendemos demonstrar a importância de sabermos a quantidade calórica dos alimentos que ingerimos para melhor aproveitamento da energia dos mesmos e, mostrar à comunidade, como é fácil cuidar do nosso corpo e da nossa saúde a partir de cuidados básicos na alimentação.
Concientizar de que somos resultados do que ingerimos onde muitas vezes, não importa o valor financeiro do alimento, mas sim a qualidade nutricional do mesmo.
Trabalho elaborado pelos alunos:
José Vitor Reis da Silva, Keli Souza,
Maria Laura Malugani e Najara Maurício Reus.
Turma 201
Professora orientadora: Rosana Oliveira Matzenbacher - Química