Escola Rural - Projetos Pedagógicos

terça-feira, novembro 01, 2005

CALORIA E VALOR ENERGÉTICO DOS ALIMENTOS

Descrição do Projeto:
Nesta Mostra de Ciências da Escola procuramos exemplificar as calorias de alimentos comuns do nosso dia-a-dia, como carne vermelha e branca, arroz branco, frutas, verduras e legumes, etc. Explicar suas variações em: Calorias Rápidas, Lentas e Vazias; Valores metabólicos; Calorias x Glicídios; Obesidade e fatores relacionados à caloria dos alimentos que nos questionamos atualmente.
Nosso propósito é auxiliar a comunidade que nos visitar no dia da Mostra, a escolher melhor seus alimentos e aprender a calcular a sua necessidade diária de quilocalorias a serem ingeridas. Fazer entender, de um modo mais simples, as propriedades de cada alimento e o que o torna calórico, assim como a fórmula para cada um descobrir sua necessidade calórica, demonstrando com cartazes e figuras.
Com esta experiência, pretendemos demonstrar a importância de sabermos a quantidade calórica dos alimentos que ingerimos para melhor aproveitamento da energia dos mesmos e, mostrar à comunidade, como é fácil cuidar do nosso corpo e da nossa saúde a partir de cuidados básicos na alimentação.
Concientizar de que somos resultados do que ingerimos onde muitas vezes, não importa o valor financeiro do alimento, mas sim a qualidade nutricional do mesmo.
Trabalho elaborado pelos alunos:
José Vitor Reis da Silva, Keli Souza,
Maria Laura Malugani e Najara Maurício Reus.
Turma 201
Professora orientadora: Rosana Oliveira Matzenbacher - Química